6 de nov. de 2011

"Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental de Florianópolis"
Os meios de comunicação que dispomos atualmente têm alterado nossa forma de nos comunicarmos. Porém, devemos ser críticos quanto ao uso dos novos equipamentos tecnológicos sabendo distinguir entre as várias possibilidades a mais apropriada às nossas necessidades. O que devemos usar e o que devemos evitar.
Assim deve ser na escola, pode-se usar todo tipo de mídia desde que se selecione o que, quando e como será usado. As novas tecnologias não substituem o professor, mas sim auxiliam, e ele é o responsável pela crítica, seleção e uso de determinados instrumentos tecnológicos. Diante do mapeamento dos trabalhos realizados por Silvio P. Costa nas escolas de Florianópolis, por vários momentos refleti sobre o contexto educacional em que atuo.
Os recursos tecnológicos estão disponíveis na unidade escolar onde atuo, mas ainda há certa resistência por parte dos professores, quanto a sua utilização como instrumento de favorecimento de ensino e aprendizagem. Eles se mostram resistentes à cultura da mídia, por falta de formação. Quero crer que o surgimento de oportunidades e incentivos para a formação do professor venham a mudar essa realidade e permita uma maior aproximação com os alunos que a cada dia se dedicam ao uso dos novos recursos tecnológicos.

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