3 de out. de 2011
Acessibilidade Web
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
O termo Acessibilidade Web refere-se a prática de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas, sejam portadoras de deficiências ou não. Quando os sites são corretamente concebidos, desenvolvidos e editados, todos os usuários podem ter igual acesso à informação e funcionalidade.
Por exemplo, quando um site é desenvolvido utilizando corretamente as semânticas HTML, acrescentando a descrição textual alternativa equivalente ao conteúdo das imagens e com links nomeados de forma significativa, esta ação ajuda usuários cegos ou com deficiência visual a obterem auxílio com o uso de softwares Leitores de Textos e/ou com hardware específico para transformação do texto em Braille.
Quando o texto e as imagens são grandes e/ou passíveis de ampliação facilita aos usuários com visão deficiente poderem ler e compreender o conteúdo. Quando os links são sublinhados (ou diferenciados de outra maneira) com cores, garante que usuários daltônicos sejam capazes de diferencia-los. Quando os links e áreas clicáveis são grandes ajuda os usuários que não podem controlar um mouse com precisão. Quando as páginas são codificadas para os usuários poderem navegar utilizando somente o teclado ou uma única tecla de acesso ajuda os usuários que não pode utilizar um mouse ou até mesmo um teclado padrão. Quando vídeos são legendados ou com versões com a linguagem de sinais disponível para usuários surdos ou com dificuldade de audição eles podem entender o vídeo. Quando são evitados os efeitos de "pisca-pisca" ou efeitos luminosos estroboscôpicos os usuários propensos a fotoconvulsões não são expostos a este tipo de risco. E quando o conteúdo é escrito em linguagem simples e ilustrada com gráficos e animações instrucionais os usuários com dislexia e dificuldades de aprendizagem são capazes de compreender melhor o conteúdo. Quando os sites são corretamente construídos e mantidos, as necessidades de todos esses usuários podem ser contornadas, fazendo com que o conteúdo do site este acessível à visitação de qualquer tipo de usuário.
As necessidades que a "Acessibilidade Web" pretende abordar incluem:
• Visual: Deficiências Visuais, incluindo cegueira, vários tipos comuns de baixa visão e baixa acuidade visual, vários tipos de daltonismo;
• Motora / Mobilidade: ex.: dificuldade ou impossibilidade de utilizar as mãos, incluindo tremores, lentidão muscular, perda ou baixo controle muscular e etc, devido a condições, tais como Doença de Parkinson, distrofia muscular, paralisia cerebral, acidente vascular cerebral;
• Auditivos: Surdez ou deficiência auditiva, incluindo indivíduos com pouca audição;
• Convulsões: Fotoepilepticos convulsão visual causada pelos efeitos estroboscópicos ou pisca-pisca.
• Cognitiva / Intelectual: Deficiência desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem (dislexia, discalculia e etc), e deficiências cognitivas de várias origens, afetando memória, atenção, de desenvolvimento (maturidade) a resolução de problemas e lógica das competências e etc;
Tecnologias de Assistência usadas para navegar na Internet
Os indivíduos que possuem uma deficiência podem usar tecnologias de assistência como as descritas a seguir para permitir a navegação na web e acessar conteúdos:
• Software Leitor de tela, que pode ler o conteúdo textual usando um sintetizador de voz e selecionando os elementos são exibidos no monitor (útil para os usuários com dificuldades para ler ou aprendizagem) ou os que não podem ler ou ver o que está acontecendo em o computador (utilizado por usuários cegos ou com visão prejudicada).
• Terminais Braille, consistindo de um Display em Braille, que transforma os caracteres de texto para caracteres em Braille (geralmente por meio da mobilização de pinos através de orifícios em uma superfície plana) quer seja em um QWERTY Braille ou teclado.
• Ampliação de Tela software que amplia o que é exibida no monitor do computador, tornando-a mais fácil de ler para usuários com a visão prejudicada.
• Software de Reconhecimento de fala que aceita comandos de voz no computador ou ditados na forma gramatical de texto - útil para aqueles que têm dificuldade para usar um mouse ou teclado.
• Teclado com superposições, o que pode tornar mais fácil e precisa a digitação para aqueles que têm dificuldades motoras.
Orientações sobre web design acessível
Em 1999 a Web Accessibility Initiative (WAI), um projeto com o World Wide Web Consortium (W3C), publicou o Web Content Accessibility Guidelines # WCAG 1,0. Desde então estes têm sido amplamente aceitos como as orientações definitivas sobre a forma de criar websites acessíveis na Web.
A 11 de Setembro de 2008, a WAI oficializou o WCAG 2.0 como conjunto de directrizes actualizadas e tecnologicamente neutras para a acessibilidade na Internet.
Elementos Essenciais para Acessibilidade Web
Para que a web possa ser acessível, 7 componentes devem ser incluídos:
1. O conteúdo de páginas Web devem conter informação naturais (texto, imagens e som)
2. Navegadores da Web e tocadores de mídia
3. Software de tecnologia de assistência
4. Usuários com conhecimento e experiência em utilizar a Web
5. Os desenvolvedores
6. Ferramentas de desenvolvimento
7. Ferramentas de Avaliação
• Esses componentes interagem uns com os outros para criar um ambiente que seja acessível às pessoas com deficiência.
"Desenvolvedores da Web normalmente usam Ferramentes de Desenvolvimento e Avaliação para criar conteúdo para a Web. As pessoas ("usuários") usam navegadores da Web, Media players, ou outras tecnologias assistivas (user agents) para receber e interagir com o conteúdo."
Assinar:
Postagens (Atom)